Aterro Sanitário de Penafiel
Objectivo

Inaugurado a 27 de Julho de 1999, este aterro foi projectado para servir as populações dos seguintes concelhos do Vale do Sousa: Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel.

O Aterro Sanitário de Penafiel foi construído na encosta de uma montanha, ocupando uma área de deposição de cerca de 5,4 hectares, e situa-se em plena Serra da Boneca, abarcando as freguesias de Rio Mau e Sebolido do concelho de Penafiel.

Em Julho de 2003, altura da delegação da responsabilidade da exploração do aterro à Ambisousa EIM, estavam ocupados cerca de 253 000 m3 provenientes da deposição de 218 202,81 toneladas de RSU, o que significava que a taxa de ocupação era, à época de 53 %.

Em 15 de Fevereiro de 2006 foi licenciado pelo INR obtendo a licença de exploração Nº 3/2006/INR. No ano seguinte, foi concedido a Ambisousa pela APA a licença ambiental nº 36/2007.

Tratamento de lixiviados

Os lixiviados produzidos são conduzidos para as lagoas de armazenamento onde sofrem homogeneização e onde é introduzido O2 para remoção dos maus odores. Destas, são transportados diariamente para uma Estação de Tratamento de Águas Residuais de origem doméstica.


 Título Único Ambiental


Política de Cookies
Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais
Compreendi