Aterro Sanitário de Lustosa
Objectivo

Este aterro foi projectado para servir as populações dos seguintes concelhos do Vale do Sousa: Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira e iniciou a sua actividade em Novembro de 1998.

O Aterro Sanitário de Lustosa situa-se em plena Serra de Campelos na freguesia de Lustosa, no Concelho de Lousada.

De acordo com as classes referidas no artigo 10º do Decreto-lei n.º 183/2009, o Aterro Sanitário de Lustosa é classificado como aterro para resíduos não perigosos, dado que apenas recebe resíduos sólidos urbanos (RSU) das referidas populações.

Foi previsto um tempo de vida útil de 10 anos, com a capacidade de encaixe de 420.000 toneladas de RSU. Contudo em Fevereiro de 2004 atingiu precocemente a sua capacidade, tendo recebido até então cerca de 270.000 toneladas. Em Novembro de 2004 foi construído um novo alvéolo com um tempo de vida previsto em 3 anos e uma capacidade de encaixe de 220.000 toneladas.

A Ambisousa EIM assumiu a gestão deste aterro em Novembro de 2004, iniciando a exploração do novo alvéolo.

Em 21 de Agosto de 2006 foi licenciado pelo INR obtendo a licença de exploração Nº 11/2006/INR.

Tratamento de Lixiviados

Os lixiviados produzidos são conduzidos para as lagoas de armazenamento onde sofrem homogeneização e onde é introduzido O2 para remoção dos maus odores. Posteriormente, são ligados a um colector de um sistema público, sendo encaminhados para uma estação de tratamento de águas residuais.
Aterro Sanitário de Lustosa


  Título Único Ambiental

Política de Cookies
Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais
Compreendi