Notícias
Semana Europeia de Prevenção de Resíduos 2022 Atrás dos tapetes vermelhos, dos desfiles de moda e das vendas, há uma indústria maciça que emprega mais de 1,5 milhões de pessoas apenas na Europa. Mas o outro lado da moeda conta uma história diferente, menos brilhante e muito mais alarmante.
A indústria têxtil e do vestuário é um dos setores mais poluentes, juntamente com a habitação, os transportes e a alimentação. Isto é causado pelo forte impacto que tem na utilização dos terrenos, na poluição da água e até nas emissões de gases com efeito de estufa. Este setor tem um elevado impacto ambiental e social em todas as fases: desde a produção, à distribuição, utilização e após utilização (recolha, triagem, reciclagem e gestão final de resíduos, que é a maior parte do tempo relacionada com incineração e aterros).

O Papel da Semana Europeia para a Redução de Resíduos
A edição de 2022 da Semana Europeia de Redução de Resíduos vai focar-se no têxtil para destacar o forte impacto que tem no nosso planeta mas, principalmente, para inspirar ações que trarão mais circularidades ao setor têxtil.
Nesta página, https://ewwr.eu/thematic_focus/circular-and-sustainable-textiles/, encontrará inputs, links úteis e fichas de informação para sensibilizar para o enorme papel desempenhado pelo sector têxtil nas alterações climáticas e sobre como cada um de nós pode contribuir para reduzir os resíduos produzidos por este setor. Não só os cidadãos como consumidores podem ter um impacto sobre esta questão, alterando, por exemplo, a sua forma de utilizar e comprar roupa. As autoridades públicas, as empresas privadas e as ONG podem ser protagonistas na transição para uma indústria têxtil mais circular, promovendo, apoiando e orientando novas soluções de produção, utilização, eliminação e reutilização do têxtil.


As inscrições serão feitas diretamente no website Europeu  https://ewwr.eu/por/ e validadas pelo respetivo Coordenador Regional.

As inscrições com origem nos municípios de Penafiel, Lousada, Paredes, Felgueiras, Paços de Ferreira e Castelo de Paiva serão validadas pela Ambisousa, enquanto coordenador da SEPR para a Região do Vale de Sousa, Portugal.

Para mais informações ou ajuda acerca da sua participação nesta iniciativa não hesite em nos contatar. Estamos disponíveis para apoiar as ações.



Inspire-se!!


2022-06-06
Política de Cookies
Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais
Compreendi