Notícias
Projeto OptiWaMag
As sociedades contemporâneas enfrentam grandes desafios na gestão dos resíduos, atendendo à cada vez maior densidade populacional e também ao aumento do consumo de bens e produtos. A eficiência dos recursos e a otimização dos sistemas de valorização e tratamento de resíduos são um contributo prioritário para que se atinja a sustentabilidade plena, com o bem-estar social, a estabilidade económica e a qualidade ambiental.
O projeto europeu Interreg OptiWaMag visa a inovação no que respeita às políticas de gestão de resíduos domésticos e urbanos. Seis instituições de seis regiões da Europa (Portugal, Suécia, Letónia, Grécia, Hungria e Itália) constituem um consórcio que pretende fomentar a colaboração inter-regional e interinstitucional como forma de promover a troca de experiências e boas práticas, a co-aprendizagem e a transferência de conhecimentos, com vista à elaboração de planos de ação regionais que possam vir a melhorar a eficiência do setor dos resíduos.
O projeto está em fase de arranque e o Município de Lousada, representante português no consórcio, já promoveu o primeiro encontro de partes interessadas. Este encontro, que decorreu no passado dia 13 de janeiro, teve como objetivo apresentar o projeto, os seus objetivos e plano de ação, bem como delinear uma estratégia de diagnóstico inicial. Os trabalhos contaram com 14 representantes de relevantes agentes territoriais do setor dos resíduos, da administração central e local, da academia e da sociedade civil: Agência Portuguesa do Ambiente, Lipor, AmbiSousa, Município de Paredes, Município de Paços de Ferreira, Universidade de Aveiro, ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e Associação BioLiving. 
O consórcio acredita que o modelo colaborativo proposto e os resultados do projeto possam vir a ter um peso considerável no desenho de políticas ambientais, no setor dos resíduos, mais exigentes, eficientes e amigas do ambiente. 
O projeto OptiWaMag decorre de 2019 a 2023 e conta com o apoio financeiro da União Europeia - o programa Interreg Europe e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

2020-01-16
Política de Cookies
Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais
Compreendi